Henrique Prata Ribeiro tem um percurso académico totalmente realizado em Coimbra, tendo aí concluído o curso de Medicina e jogado rugby na AAC.
Inicia a especialidade de Psiquiatria no Hospital Júlio de Matos (CHPL) em Lisboa no ano de 2015 e passa a integrar a equipa de rugby do CDUL. Ao longo do internato médico desenvolveu vários projetos: criou a primeira consulta para vítimas de violência doméstica no país, em colaboração com a APAV (2015); editou e publicou o livro “Urgências Psiquiátricas” com a editora Lidel com o psiquiatra André Ponte (2018), o livro "Step-by-Step Psiquiatria" com o Professor Daniel Sampaio (2023), o livro "Dormir é Fácil", novamente com André Ponte (2024) e integrou o projeto Health Parliament Portugal (2020). Para além disso, dedicou-se a várias causas relacionadas com os doentes, entre as quais o combate à excessiva privação de Liberdade sofrida pelos doentes aquando dos internamentos involuntários, havendo sido dos primeiros médicos a contactar decisores políticos e trazer para a discussão pública à necessidade de dar acesso à mais recente medicação antipsicótica a todos os doentes de forma gratuita. Também durante o internato, foi docente da cadeira de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Depois do final do internato médico em 2020, integra o serviço de Psiquiatria do Hospital Beatriz Ângelo, o estabelecimento prisional de Monsanto e a equipa do PIN. Acaba por sair da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e integrar o corpo docente da Católica Medical School. É consultor na área da Psiquiatria e colaborou com a Estrutura de Prevenção contra a Tortura da Provedoria de Justiça em visitas de campo nos anos de 2019 e 2020. Realizou o primeiro estudo a colher dados sobre o impacto psicológico da COVID-19 em Portugal e o Programa para a Saúde Mental dos Açores, do qual fez a implementação das medidas iniciais através da coordenação da Estrutura para a Saúde Mental dos Açores. Para além destas, tem outras publicações nacionais e internacionais como artigos científicos e capítulos de livros, bem como múltiplas participações enquanto palestrante em eventos científicos nacionais e internacionais. É cronista da Comunidade Cultura e Arte e uma voz pública ativa pela informação médica na área da Psiquiatria e direitos dos doentes.

Henrique prata Ribeiro

RESUMO ACADÉMICO

- Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade de Coimbra
- Doutorando da Universidade do Minho
- Pós-Graduado em Dano Corporal
- Pós-Graduado em Psiquiatria Forense
- Formação em Global Mental Health e CBT-i


PUBLICAÇÕES

Destruir mitos, crenças e preconceitos em torno do sono - como a ideia de que se deve dormir oito horas por noite - é um dos objetivos deste livro. Mas o mais importante é outro: curar a insónia sem ter de ir à farmácia. Muitas pessoas que se habituaram a tratar o problema do sono com medicamentos dirão que é impossível. Mas os resultados do método prescrito pelo Dr. André Ponte e pelo Dr. Henrique Prata Ribeiro não deixam margem para dúvidas: a abordagem cognitivo-comportamental aplicada à insónia funciona mesmo. O método, validado cientificamente, foi amplamente testado por todo o mundo - com destaque para a Insomnia and Behavioural Sleep Medicine Clinic, em Londres, de Hugh Selsick, o sonologista que assina o posfácio.

Obra prática, que inclui testes, diários do sono e exercícios simples, apresenta um plano de quatro semanas, ao qual pode regressar sempre que precisar. Se seguir à risca a prescrição, é quase certo que vai melhorar dessa insónia que o atormenta. E vai perceber que, afinal, Dormir É Fácil.

CO-AUTORIA - André Ponte
EDITORA - Lua de Papel


Esta obra nasce de uma necessidade de orientação e consulta rápida e prática aquando do exercício nas urgências da área da Psiquiatria. Escrita por uma equipa maioritariamente composta por médicos da área da Saúde Mental, tem como objetivo ser útil em situações de atuação imediata, procurando apresentar soluções concretas.Dirigido não apenas a médicos da área da Psiquiatria, mas também a médicos de família, internistas, ou quaisquer outras especialidades que possam necessitar de atuar utilizando conhecimentos práticos nesta área, é intenção dos autores que este livro permita um mais confiante exercício clínico por parte dos profissionais e, consequentemente, uma melhor prestação de cuidados de saúde aos doentes.

CO-AUTORIA - André Ponte
EDITORA - Lidel

ARTIGOS E OPINIÕES